Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Curso de Gestão de Políticas Públicas

Área do conteúdo

Agência de Estágios passa a agendar atendimento de estudantes pelo SIGAA

Data de publicação: 28 de fevereiro de 2019. Categoria: Sem categoria

A Agência de Estágios da Universidade Federal do Ceará começou a atender estudantes com hora marcada. A partir desta quarta-feira (27), os alunos da UFC já podem escolher o dia e a hora em que desejam ser atendidos realizando agendamento por meio do sistema SIGAA.

Para agendar atendimento, é necessário apenas selecionar o ícone Estágios no SIGAA e marcar a data e o horário pretendidos. Quem realizar previamente o agendamento terá prioridade no atendimento. Os demais serão atendidos por ordem de chegada, como já ocorre atualmente. Inicialmente, o sistema funcionará em caráter experimental. Mas, a partir do dia 18 de março, o agendamento passará a ser obrigatório para todos os alunos que desejem obter informações ou submeter quaisquer documentos referentes aos estágios.

O sistema de agendamento é desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) em conjunto com a Agência de Estágios da Pró-Reitoria de Extensão (PREX). O diretor da STI, Joaquim Bento, afirma que, com essa funcionalidade, os estudantes poderão não só verificar disponibilidade e agendar atendimento, como cancelá-lo e remarcá-lo, se for o caso. “Isso representa um enorme avanço tanto para os alunos como para a Agência de Estágios, pois, além da comodidade e organização, permitirá uma gestão muito melhor de todo o processo”, avalia.

O coordenador da Agência de Estágios, Rogério Mâsih, informa que, após o agendamento, o estudante deverá chegar no horário marcado, uma vez que a tolerância será de apenas cinco minutos. “Quem chegar atrasado terá seu horário cancelado e deverá realizar novo agendamento”, afirma.

A pró-reitora de Extensão, Márcia Machado, destaca que, antes da implementação do sistema, a demanda da Agência de Estágios foi cuidadosamente estudada de modo a estabelecer um tempo médio de atendimento, para evitar a formação de filas e possibilitar que o estudante que fez agendamento encontre um colaborador disponível exclusivamente para atendê-lo no horário marcado. Segundo ela, o atendimento também ganhará em qualidade e eficiência, pois o aluno será mais bem orientado em relação a seus direitos e obrigações como estagiário.

O reitor da UFC, Henry Campos, ressalta o aumento no investimento que vem sendo feito na melhoria da gestão da UFC e assinala a nova funcionalidade como um dos resultados dessa medida. “Atualmente, as mais conceituadas instituições brasileiras, públicas ou privadas, já direcionam seus processos para o atendimento das necessidades dos clientes, melhorando a transparência, a equidade e a responsabilidade corporativa”, destaca.Imagem: atendimento na Agência de Estágios da UFC

NOVOS SERVIÇOS – A ideia é que sejam oferecidos on-line novos serviços aos alunos. O próximo passo será incluir no SIGAA o sistema de gestão de termo de compromisso (contrato) de estágio e de termos de convênio para concessão de estágio. As novas funcionalidades já estão sendo trabalhadas pela equipe da STI.

A Agência de Estágios também proporciona outras formas de atendimento ao aluno além da presencial. Possui no Whatsapp um canal de informação que recebe e esclarece dúvidas (somente por meio de mensagens de texto) através do número 85 99646 0170.

Dúvidas gerais acerca de estágios também podem ser esclarecidas pelo e-mail estagios@ufc.br. Já para dúvidas específicas sobre convênios de estágio, o e-mail é convenios.estagios@ufc.br.

Leia mais: Agência de Estágios atinge recorde de 11.708 termos de compromisso em 2018

Fonte: Agência de Estágios da UFC – e-mail: estagios@ufc.br

Acessar Ir para o topo